sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Israel - Dia 7 - Mar Morto

Boa Noite,

Esse com certeza foi um dia a ser lembrado, um dos dias mais divertidos da minha vida! Vejam o que vem a seguir e tirem as suas conclusoes! =)

Acordamos nao muito tarde e rapidamente nos arrumamos para sair. O objetivo do dia: Mar Morto!
Saimos la pelas 10:00 e fomos descendo, literalmente falando, o Mar Morto fica a -420m de altitude comparado ao nivel do mar.
Ao sair de Jerusalém, passamos ao lado do controverso Muro da Cisjordania que divide os palestinos do restante da regiao.
Aos lados da estrada, so deserto, e varios acampamentos Beduinos, que continuam nomades e vivendo em condiçoes precarias se vistos por nos.
Continuamos descendo pela estrada, e é bonito ver a estrada super moderna cortando aquela paisagem arida. Chegamos ao lugar que esta ao nivel do mar. Paramos para tirar umas fotos e ali estava um Arabe com um Camelo, na verdade quando chegamos eu achei que o camelo era uma estatua, mas quando passamos por ele, se mexeu! Por 15 Shekels voce podia montar no camelo dar uma volta ali pelo estacionamento e tirar umas fotos, e é claro que eu fui! O Abuelito fez questao de me presentear com essa esperiencia, e foi extremamente divertido, voces verao nas fotos! O Arabe colocava a cabeça do camelo em cima da nossa cabeça, tipo um chapéu de camelo. Foi muito muito legal! é claro que ele aproveitava também pra ter a sua vendinha ali, e eu comprei mais alguns presentes por ali.

Saimos dali e continuamos a descer, passamos por um ponto onde estava escrito -300m e continuamos a descer. Finalmente chegamos ao Mar Morto, e fomos contornando-o até chegar à area onde é permitido tomar banho e tem a infraestrutura necessaria para isso.
Descemos do carro, e logo ao passar a area dos banheiros, a vista era incrivel. Descemos uma rampa enorme que tinha ali, e continuamos descendo por um caminho de terra até chegar à beira da agua.
Eu nao sabia o que esperar ali, normal eu sabia que nao ia ser! O Tio Henri foi entrando e eu, sem oculos, fui mais cauteloso ao caminhar por ali. O chao é todo de pedras, redonas, mas continuam sendo pedras. Inflizmente nao quis correr o risco de chegar com a camera muito perto da agua, e nao tirei fotos dessas pedras, que além de tudo sao cobertas com uma capa de sal!
Estava 28 graus do lado de fora, e a temperatura da agua era agradavel. Como o ar é muito seco, nao da pra sentir tanto o calor (mais do que isso nao sei se eu aguento tb!)!
Logo ao entrar da pra sentir a espessura da agua, parece um oleo desses que as mulheres passam no corpo, bem fino, mas mais espesso que a agua normal! Quando voce menos percebe as pernas ja vao subindo sozinhas e boiar é uma tarefa facilissima!
Esticado, com os pés e maos pra cima, encolhido, com as pernas cruzadas, com as maos atras da cabeça, nao importa como, voce continua boiando. Eu ria que nao me aguentava! Até pra ficar de pé era dificil, muito mais facil boiar!!
O Abuelito ficou escorado em um corrimao que tinha ali e tirou algumas fotos! Infelizmente ele usou meu calçao vermelho como referencia e quase nao fotografou o Tio Henri!
é claro que nao colocamos a cabeça sob a agua, mas mesmo assim em uma hora que eu ia fazendo a volta, espirrou uma gota no meu olho, e te falo, voces nao querem sentir isso, arde muito!
Saimos dali, tomamos uma ducha de agua doce e começamos a subir! Fui dividindo com o Tio Henri a tarefa de empurrar a cadeira de rodas do Abuelito morro acima!
Almoçamos em um restaurante ali mesmo e novamente fui eu comprar lembrancinhas!
Depois disso passamos no Ein Geidi que é um Qibuz que tem ali perto com um Jardim Botanico, mas ao ver o video de apresentaçao vimos que nao valia a pena descer com cadeira de rodas e tudo.
Voltamos a Jerusalém, e na entrada passamos por um bairro de Judeus Ortodoxos. Todos na rua estavam de preto, como corvos andando por ai.
Chegando em casa eu escrevi os posts que coloquei no ar ontem e depois dormi!

Post curto, poucas fotos, mas um dia memoravel!
Israel - Dia 7 - Mar Morto

2 comentários:

Debora Behar disse...

Te falei pra não gastar todo o dinheiro em lembrancinhas!! Compre coisas pra você beijussssssssss

Unknown disse...

Eu estava aqui lembrando que eu devia ter mais ou menos a tua idade quando subi num camelo por lá a primeira vez que fui a Israel. É demais, quando levanta a gente não espera que ele suba primeiro atrás...ne? Parece que a gente vai cair de boca mesmo. Que bom que vc curtiu tanto, assim como as águas esquisitas do Mar Morto. Beijos....