Finalmente vou escrever sobre uma das experiencias mais espetaculares de toda a minha vida!
Mas para falar do casamento farei um post a parte, pois seria muito escrever em um post so, e além disso, o evento mereceu, sem sombra de duvidas, uma mençao especial!
Entao, é domingo de manha! Na cultura Judaica o domingo é o primeiro dia da semana, o dia que segue o Shabat, e naturalmente dia util. Na verdade fiquei até um pouco perdido com relaçao ao tempo, afinal, nem Domingao do Faustao passa aqui... :( hahahahahaha
Tinhamos varias coisas pra resolver durante o dia, afinal, o primogenito, o filhinho da mamae, filhinho de mamae judia, o mastodonte mais amado da familia iria se casar em algumas horas!
Primeiro a Tia Jacqui tinha, como parte dos procedimentos do casamento, participar do Mikve que é um banho de purificaçao que as mulheres (as mais religiosas) tomam regularmente apos o ciclo menstrual. Também no dia do casamento esse banho é tomado, mas claro que esse é especial. A mae da noiva e a mae do noivo, a irma da noiva e também a melhor amiga participam da cerimonia.
Saimos de casa em direçao ao lugar que ocorreria o Mikve que nao demoraria muito para terminar. Chegando la, a Rachel pediu para a Tia Jacqui que alguém que estivesse com ela no carro, e que pudesse dirigir, levasse uma amiga dela até uma loja que estavam alugando um carro. O aluguel desse carro foi um presente de uns amigos aos noivos, para que passem a primeira semana de casamento tendo como se locomover. No proximo post voces entenderao porque!
Entao prontamente o Tio Henri foi convocado para a missao. Entao veio a Ariela, uma amiga da Rachel, casada e muito divertida. Nos foi dando as direçoes para que chegasse-mos la. Dirigir em Jerusalém é uma tarefa das mais dificeis. O transito é muito bem sinalizado e as ruas sao excelentes, mas os motoristas deixam qualquer curitibano, carioca E catarinas no chinelo! Se atravessam na frente, jogam o carro em cima, buzinam horrores e de uma maneira bizarra a coisa funciona!
Chegando proximo à loja, a Ariela nao sabia exatamente qual era. Entao nos disse que estacionassemos em uma rua grande ali proximo que em pouco tempo ela passaria ali com o carro alugado e nos orientaria de volta ao lugar do Mikve. Passaram-se 15 minutos e nada de ela aparecer. Outros 15 e nada. Nesse momento, o nariz do Abuelito começou a sangrar. O ar aqui é muito seco, e além disso estava bastante calor. Eu e o Tio Henri estavamos com ele no carro, e prontamente o inclinamos, e com um pouco de agua que encontramos no carro limpamos um pouco do sanque que tinha escorrido. Mas, como o Abuelito tinha deixado a barba para fazer antes do casamento, estava impossivel limpar o bigode e o queixo dentro do carro.
Fiquei do lado de fora do carro para ter mais mobilidade para ajudar-lo e em poucos minutos uma mulher que passava ali parou e desandou a falar hebraico conosco. Rimos e dissemos que apenas em ingles pois nao eramos daqui. Ela perguntou se estava tudo bem com o abuelito e que isso acontecia sempre com o filho dela por causa do ar seco. Em seguida conversando, ela perguntou de onde éramos, e veio a resposta: Suiça, Guatemala e Brasil. Com uma cara de espanto ela olhou pra mim e perguntou ainda em ingles: "Voce é mesmo brasileiro?" - Eu respondi que sim e agora em um bom e claro portugues carioca ela me disse: "Por que entao eu estou gastando meu hebreu e meu ingles aqui com voces?" e se matou de dar risadas!
O nome dela é Ana Rosa e trabalha com engenharia de transito aqui em Israel. Pelo que eu vi ontem parece que ela nao esta trabalhando muito bem! jahahahaha
Voltando a historia da Ariela, mais 15 minutos e nada dela ainda. O Tio Henri entao ligou pra Tia Jacqui e perguntou se ela ainda estava no Mikve e ela respondeu que nao, que havia ido com a irma da Rachel para o apartamento do Asher arrumar mais algumas coisas, e que tinham avisado a Ariela. Nos explicamos que nao tinhamos como ir pra la, porque o GPS so tinha anotado o endereço do lugar onde estava acontecendo o Mikva. hahahahahahaah Ela disse que tudo bem, que daria um jeito de voltar pra la. Assim que saimos, na primeira esquina, encontramos a Ariela com o carro alugado. Ela imediatamente avisou a Tia Jacqui e nos guiou até o apartamento do Asher. Finalmente encontramos a Tia Jacqui e ela ja desceu com uma camisa limpa pro Abuelito. Ele estava furioso com toda a espera que tivemos e além disso o acontecido do nariz. Mas claro que a essa altura, a historia ja tinha virado piada. "O Abuelito nao se comportou e o André deu uma bem dada no nariz!"! Obvio que essa foi a primeira! hahauhauahauhauahauh
Saimos do apartamento do Asher e tinhamos ainda que passar em uma casa de cambio e comprar uma calça social para eu ir ao casamento, ja que a minha mala ainda nao tinha chegado aqui!
Passamos na casa de cambio, eu tinha que trocar dinheiro, o abuelito também e a Tia Jacqui tinha que trocar um dinheiro do Asher também. Saimos e nao muito longe dali a Tia Jacqui nos levou em uma loja que vendem roupas razoavelmente boas e baratas. Diria que sao roupas que se pode usar no dia a dia sem problemas. Encontramos uma calça preta pra mim, cuecas e meias também, afinal ja estava usando o ultimo "kit". O Tio Henri aproveitou e comprou também duas calças cargo pra ele.
Eu aproveitei as voltas que nos demos para tirar algumas poucas fotos. Entre elas voces verao algumas fotos da Ponte das Cordas, desenhada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava. E realmente impressionante, pois ela tem uma unica coluna, e com os cabos sustenta a ponte, que tem um vao livre de 160m.
Depois dessa bagunça toda, voltamos para casa e a tia Jacqui arrumou um almoço rapido para nos. Logo na sequencia ela foi ao cabelereiro e o Tio Henri a acompanhou e foi passear num shopingzinho. Eu fiquei em casa pra ajudar o abuelito caso ele precisasse, e o Shai chegou da escola um tempo depois. Os tios voltaram do cabelereiro e nada do Natan chegar. Quando eram 16:25, quase na hora que tinhamos que sair, chegou o Natan. Se arrumou rapidinho e saimos para o lugar da festa!
Chegando la, havia uma vista incrivel da Ponte das Cordas, e claro que eu tirei mais fotos! Entramos no salao e nos ambientamos. Quando vimos a noiva chegando vi que ia começar os rituais do casamento!
O casamento fica pro proximo posto, dentro de alguns minutos! Enquanto isso, fiquem com as poucas fotos que referem-se a este post!
![]() |
Israel - Dia 3 - 1 de 2 - Preparaçao |
Continuem comentando!!!!
Um comentário:
Filho, fico feliz de ter dado uma força para vc estar vivendo essas experiências mais espetaculares de toda a tua vida! Sei quanto isso vai ser enriquecedor para vc.
Postar um comentário