sábado, 7 de novembro de 2009

Israel - Dia 2 - Shabat

Boa noite a todos!

Hoje vou contar um pouco do que aconteceu no dia de hoje!

Passamos praticamente todo o dia em casa, pois hoje era Shabat e nao se pode fazer praticamente nada! Faz parte da cultura, e é parte de nossa obrigaçao como turistas tentar entender um pouco de tudo isso!

O Asher nos explicou um pouco sobre a questao de nao poder usar equipamentos eletricos e outras coisas sobre isso. O fato é que nao se pode trabalhar, ou seja, coisas simples como ascender uma lampada, visto pelos sabios é algo que seria equivalente à acender um fogo, pois ao acender a lampada é gerada uma pequena faisca, e isso é trabalho! Como fica uma linha muito tenue sobre o que é ou nao proximo disso, eles decidiram negar tudo o que é ligado à eletricidade!
Outro exemplo dado foi o de um potinho com coisas sortidas, por exemplo, amendoins, castanhas e outras coisas do tipo. Um judeu que va comer nao pode ficar escolhendo quais quer, pois o ato de separar as coisas era um trabalho muito comum antigamente, entao deve-se simplesmente meter a mao ai e tirar a quantidade que queira, sem escolher!
Uma coisa interessante foi que o Asher comentou que é uma questao de escolha, e por isso funciona tao bem! Afinal, o que é imposto a todos ja sabemos que nao funciona muito bem! Nos brasileiro podemos dar aula disso! hehehe Além disso, as pessoas trabalhavam 7 dias por semana, e isso baixava a qualidade de vida de todos, além de que os afastava da religiao! Entao decidiram que tinham que descansar pelo menos um dia. Como fariam isso de maneira que todos seguissem? Sim, atraves da religiao!
Assim, conseguiram nao so que descansassem fisicamente um dia, mas com que tirassem esse dia para dedicar às atividades religiosas!

Em funçao de tudo isso, ficamos praticamente todo o dia na casa, nos divertimos bastante e conversamos muito, demos muita risada e, claro, o Asher estava mais ansioso que o normal, afinal amanha é o seu casamento!

Depois que acabou o Shabat, às 17:22 (sim, eles tem um calendario com esses horarios para todos os Shabat's) nos fomos conhecer o apartamento novo do Asher!
A tradiçao aqui preza que os amigos e familiares devem ajudar a deixar a moradia do casal pronta para que eles possam ir morar ali depois do casamento!
Pelo que eu entendi, nao ha a noite de nupcias especial como estamos acostumados no Brasil, onde os casais vao a um Hotel ou algo assim depois do casamento. Aqui, o casal vai para sua casa pela primeira vez juntos, em todos os sentidos. A lei judaica nao permite que o casal tenha relacoes antes do casamento, entao nem mesmo as maos eles se dar, pois, ao entender deles, uma coisa leva a outra.
Nota do editor: Na minha opiniao, eu gostaria que fosse assim no Brasil também. Nao, nao digo sobre relaçoes apenas apos o casamento, to fora... mas sobre o simples contato levar às relaçoes hehehe ia facilitar muito as coisas hahahahaha Pegou na mao, ja era! hahahahaha


Entao ao chegar la encontramos uma prima da noiva do Asher, ja com bastantes coisas para por no apartamento. Basicamente o apartamento estava vazio, e tudo o que eles teem ganharam de amigos e familiares.
Em pouco mais de uma hora que estivemos la, organizamos o que tinham, como coisas de cozinha, alguns enfeites que a noiva trouxe de suas viagens pelo mundo, coisas de banheiro, e outras. Também estiveram la dois amigos do Asher para arrumar umas persianas que nao estavam funcionando bem, o Eli (pai do Asher) apareceu pra dar um oi, e a prima da Rachel (se le RaRRel) com a sua cachorrinha 'Chica', arrumando todas as coisas da noiva.
Esta certo que ainda falta muita coisa para completar o apartamento, mas digo que em uma hora e pouco que ficamos ali, mudou da agua pro vinho, e com certeza eles terao um bom lugar para passar o inicio da sua vida juntos!

Saimos de la aproximadamente 20:00h para trazer o Abuelito para casa, pois ja era hora da janta, e nos sabemos que se come pela hora que mostra o relogio e nao pela fome que se tem, né? hahahaha
A Tia Jacqui ainda precisava levar o Asher ao supermercado comprar algumas coisas de comer para que eles tivessem em casa, ja que nao havia nada la. Entao ela me deixou em casa com o Abuelito e o Natan, e voltou com o Tio Henri buscar o Asher para ir. O Shai nao tinha ido pois nao cabia no carro, e ficou em casa curtindo o final do fim de semana dele, ja que aqui no Domingo é dia util!
O Shai ajudou com a janta do Abuelito e nos acabamos comendo também um pouquinho pra enganar a fome. Sucrilhos para ser mais exato! =D Logo em seguida o Abuelito foi deitar, o Natan ja se arrumou e foi deitar também e estou agora com o Shai na sala assistindo televisao e escrevendo este post, que inicialmente achei que ia ser pequeno, mas saiu um belo de um cavalo!

Fotos tem poucas, mas pra nao passar em branco ai vai!

Israel - Dia 2 - Shabat

Amanha é o grande dia, o motivo da viagem, e provavelmente um dia por qual ninguém esperava tao cedo: O Casamento do Asher!
Para os familiares uma surpresa muito bem recebida, e para nos brasileiros o estranho é que ele conheceu a noiva faz seis meses, e até hoje nem mesmo um beijo ele deu nela, nem pegar na mao podia!
Com certeza os dois noivos estao muito ansiosos, alem disso, eles nao podem se ver durante uma semana antes do casamento, a saudade deve bater muito forte!

Bom, vou ficar por aqui, pois esse post passou muito do esperado!
Espero que estejam gostando tanto quanto eu!

Um forte abraço a todos!!!!!!!

3 comentários:

Debora Behar disse...

A tradição que eu mais gostei foi a que a família arruma o apartamento do casal! Vamos adotar essa!

Rafael Jamur Contin disse...

Vc ta usando seus equipamentos eletrônicos no Shabat?? hunf.. deixa sua família saber disso que já te jogam em Gaza pra vc ver o q é bom!!!

Unknown disse...

O Rafael te joga em Gaza já que ele é inimigo de Israel huahua