sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Israel - Dia 1 - Viagem e Jerusalém

Boa noite pessoas,

Eu havia dito que nao ia fazer o blog essa viagem!! Mas a vontade é maior, entao preparem-se para posts diarios (e com poucos acentos! Neste computador nao tem!)

Entao vamos para o primeiro dia!

Saimos de Curitiba para SP às 15:15 e chegamos bem sem nenhum problema no voo! Estou desconsiderando o tamanho da poltrona e o espaço para as pernas como problema! hehehehe
Ainda em Curitiba despachamos as 2 malas e a cadeira de rodas diretamente para Tel-Aviv, assim nao teria que pegar as malas em SP e fazer check-in novamente na El-Al em SP.
A El-Al é uma companhia aérea Israelense que começou a operar um voo SP - Tel-Aviv no inicio deste ano!

Ao chegar no Chek-in da El-Al foi o primeiro choque cultural! Preocupados com a segurança, antes de chegar ao Check-in propriamente dito, é necessario passar por um interrogatorio de seguranças. Ai nos perguntaram qual era a minha relaçao com o Abuelito, por que estavamos vindo a Israel, qual era o nome da minha tia, por que ela morava aqui, qual o nome dos meus primos, o sobrenome do marido Judeu da minha tia, novamente o nome do primo que vai casar, se haviamos deixado as bagagens sozinhas, se estavamos trazendo alguma encomenda de desconhecidos, enfim, todas queriam saber se nos iamos explodir o aviao ou nao!

Finalmente apos a liberaçao da moça da segurança fomos fazer o chek-in. Liberados fomos comprar um pacote de café, pois a minha mae nao tinha conseguido encontrar em Curitiba, nem meu tio em Genebra. Café comprado, coca-cola tomada, era hora do ultimo cigarro em territorio Brasileiro. Fumei, e fomos para o embarque.

O embarque foi tranquilo, e ali ja foi possivel perceber a diferença de tratamento das empresas brasileiras para a El-Al. Nao vou generalizar dizendo que é o tratamento das empresas judias pois nao tenho bases de comparaçao, mas comparado com as empresas brasileiras, o fato de o meu avo estar em cadeira de rodas nao significou muito, até que um funcionario da Infraero interviu. Depois de embarcados a coisa mudou, até agora nao entendi o porque. Fomos muito bem atendidos e ainda em solo vieram nos avisar que a cadeira de rodas nao iria vir neste voo, pois havia tido problemas de passar da TAM para a El-Al. Acho que foi besteira da TAM ainda em Curitiba.

Ja nos acentos, o comandante avisou (primeiro em Hebraico e depois em Ingles) que iria atrasar a saida do voo. No fim das contas saimos de SP as 20:15, exatamente com uma hora de atraso. Como meu avo precisa de ajuda para se levantar e outras coisas, eu pedi um acento de cada lado do mesmo corredor, para que eu pudesse levantar ajuda-lo sem incomodar outros passageiros. A surpresa foi descobrir que nem ao lado dele nem ao meu haviam mais passageiros. Assim nos dois tivemos camas para dormir hehehe. Serviram o jantar, com direito a certificado dizendo que era comida Kosher que estava sendo servida, e um pouco mais tarde apagaram as luzes. Eu fiquei ouvindo Nerdcast e o Abuelito lendo no seu Sony Reader (avo tecnologico é massa!).

Um pouco antes de dormir o Abuelito quis ir ao banheiro e eu o levei para evitar que ele se desequilibrasse e caisse no meio do aviao. Problema resolvido, voltamos aos acentos. Ele se ajeitou, conseguiu ficar deitado nas 3 poltronas e dormiu aparentemente bem. Eu também me estiquei nas poltronas que tinham livres para mim e dormi. Parecia guardiao, dormindo com um olho aberto e outro fechado, para caso o Abuelito precisasse de mim eu ir ajudar. Fiquei com medo de ele nao querer me chamar para nao incomodar e resolvesse fazer as coisas sozinho, mas no fim deu tudo certo.

Chegamos em Tel-Aviv, ja com uma hora de atraso no voo e fomos auxiliados por funcionarios da El-Al para descer do aviao com o Abuelito e ja o colocaram em uma cadeira de rodas. Fomos ao salao das esteiras para pegar as malas, ja sabendo que nao teriamos a cadeira de rodas do Abuelito. Na esteira descobrimos tambem que nao havia vindo a minha mala, com todas as minhas roupas e varios dos presentes que trouxemos.

Depois de constatado o sumiço da mala, fomos ao Lost&Found fazer o registro do desaparecimento da mala e da cadeira. Dizem eles que na segunda feira, quando chega o proximo voo da El-Al vindo de SP, virao as minhas coisas. Assim espero. Me deram um estojo com produtos de higiene, e graças a minha mae, eu tenho pelo menos cueca, meias e uma camiseta para trocar, que eu trouxe na bagagem de mao. Porém, o casamento é no domingo, entao vou ter que ir comprar roupa social para poder ir. Mas, como diria o sabio Kleber BamBam, "Faz Parrrrte"! Rir pra nao chorar!

Saindo da area de desembarque a tia Jacqui e o Tio Henri ja estavam nos esperando. Demos muitas risadas, é claro, e seguimos para Jerusalém. Uma passada rapida pela cidade a caminho de casa, sem desviar para nada, pois é Shabat e nao se pode nem estar em um carro depois do por do sol. Lembrando que nos chegamos aqui às 16 e alguma coisa, e o sol se pos às 16:45.
Chegamos em casa, estavam Asher, Shai e Natan nos esperando ansiosos. Muitos abraços e bastante risada.

A tia Jacqui serviu o Jantar de Shabat. Peixe, pao e vinho como manda a tradiçao. A Tia Jacqui, que conhece bem o sobrinho fresco que tem, fez um franguinho especial pra mim, e eu claro, agradeço muito.

Mais e mais risadas e o povo ja esta todo indo dormir, acordados apenas eu e o Shai, que nao é rigoroso com a religiao, acordados.

Finalizando por hoje, deixo algumas fotos para voces apreciarem um pouco deste primeiro dia de choque cultural que esta sendo muito prazeiroso.

Israel - Dia 1 - Viagem e Jerusalém


Comentarios sao bem vindos sempre, e espero que tenham gostado. Sei que exagerei um pouco no tamanho desse primeiro Post, mas estou super empolgado e espero continuar assim+++

4 comentários:

Debora Behar disse...

Ae Andrew! Que bom q vc fez o blog!! Continua contando tudo nos mínimos detalhes que eu AMO!! Bjus!

eduardomarquesf disse...

Animal o blog!!! Cara que massa pensar q vc está aí neste lugar cheio de história. Deve ser muito legal visitar a terra do Inri Cristo, ahahah!

Letícia Passos disse...

Faço minhas as palavras da Debora. Continua com os detalhes pq é mto massa (e vc sabe q terá muitos almoços com perguntas). Coloca bastante fotos tb! O povo só vai pra Europa e EUA, agora Asia é a mais "novidade"!!

Unknown disse...

DAe André... Caraca, que "inveja" no bom sentido que senti um pouco, pois vc sabe que sou facinado por este lugar, e um dia se Deus quiser estarei aih. Muito massa o blog e jah coloquei como página principal de um dos browser's. Espero que todos estejam bem e Bom Sábado pra vc´s, [vc sabe por que digo isso hehehe] e continue escrevendo hein? Abraços...

Shalom Adonai

Rodrigo (Maringá)